Buscar
  • Ryberg Arquitetura

Versatilidade dos ambientes



Mudar o layout do imóvel, integrando ou relocando ambientes, é algo cada vez mais procurado.

Em um contexto de evolução constante, de mudança de comportamentos, de avanços tecnológicos, de novas famílias, novas rotinas, onde a originalidade está em alta, customizar sua casa ou apartamento é essencial. É difícil encontrar o lar perfeito. Muitas vezes encontramos um imóvel com ótima localização, insolação e valor acessível, porém a disposição interna não nos agrada. É nesta hora que entra a criatividade dos arquitetos para reorganizar o espaço aproveitando ao máximo seu potencial. Usar a arquitetura a favor da qualidade de vida.

Integrar a cozinha à área social é uma das soluções mais utilizadas. Não somente para gerar uma sensação de amplitude, pois aumenta o campo de visão de quem está na sala, mas também para associar este ambiente gourmet, que cada vez mais vem conquistando lugar nas moradas contemporâneas. Outro espaço que pode ser muito aproveitado é a sacada. Principalmente na nossa região, com épocas frias e ventos constantes, o fechamento das sacadas já virou costume. Esta área pode ser adicionada à sala de estar, fazer um espaço gourmet, spa, sala de leitura, estar íntimo, entre outros.

A união de cômodos é uma saída para quem quer ampliar espaços. Em apartamentos muito compactos, ainda podem ser adotadas soluções diferentes, tornando os ambientes reversíveis, por exemplo, um quarto que de dia faz parte da sala, e à noite é um dormitório para hóspedes. Assim, consegue-se driblar a metragem quadrada pequena, e ainda possuir os cômodos necessários. Em imóveis maiores, também é constante a mudança de layout. Não é raro encontrarmos apartamentos enormes com os espaços mal aproveitados, ou com divergências de proporções, quartos muito grandes e áreas sociais pequenas, ou vice-versa. Nesta hora a reforma torna-se indispensável.

As possibilidades são infinitas. Fazer alterações em cozinhas e banheiros também é possível, mas requer cuidado com as instalações hidráulicas. O forro de gesso é um grande aliado quando o assunto é reforma, pois ajuda a esconder possíveis vigas que ficarem aparentes pela demolição de paredes, além de embutir as tubulações elétricas, hidráulicas e de diferentes tecnologias que queiram ser adicionadas ao imóvel. É sempre importante saber onde estão localizadas as colunas estruturais para elaborar o projeto de acordo, mesmo ficando aparentes elas podem ser aproveitadas, integrando-se a móveis, bancadas ou ganhando revestimento diferenciado.

O objetivo é deixar o lar mais funcional, atendendo as necessidades dos moradores, com ambientes que satisfaçam o seu estilo de vida. Inclusive para os investidores, a reforma da disposição dos cômodos também é comum, e acontece de acordo com as exigências do mercado, para valorizar o imóvel e facilitar o retorno esperado. 

Por Jennifer Ryberg Revista: Imóveis e Cia - Dez|Jan|Fev 2013

0 visualização

Tel: 47 3398-3607

contato@rybergarquitetura.com.br

Av. Nereu Ramos, 1033. Centro, Itapema - SC, 88220-000

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle